Boulton Paul Defiant

.
.
.

O Boulton Paul Defiant foi um caça britânico operado pela Royal Air Force (RAF) durante a segunda guerra mundial, conhecido entre as tripulações como "Daffy". Foi projetado e construído pela Boulton Paul Aircraft, como materialização de um conceito de caça com torre de artilharia aplicado com sucesso na primeira guerra mundial ao caça Bristol F.2. Porém no inicio da segunda guerra mundial, depois de ultrapassado o fator surpresa, a aeronave demonstrou ser muito vulnerável aos, mais rápidos e manobráveis, caças alemães. A ausência de armamento fixo de disparo frontal, demonstrou ser uma grande vulnerabilidade no combate aéreo, facto que levou a que fosse convertido para caça noturno, papel que desempenhou nos primeiros anos de guerra até ser totalmente substituído pelos Bristol Beaufighter e De Haviland Mosquito, sendo a partir dessa data convertido para instrução,  busca e salvamento, e guerra eletrónica.
.
.
.
.
Ano
1937
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Caça
Variante
Mk I
Tripulação
2
Motor
1 x motor Rolls-Royce Merlin III  V12
Peso (Kg)
Vazio
2763
Máximo
3781

Dimensões (m)
Comprimento
10,77
Envergadura
11,99
Altura
3,46

Performance (Km)
Velocidade Máxima
489
Teto Máximo
9250
Raio de ação
749 (1,78 horas de autonomia)
Armamento
4 x metralhadoras Browning de 7,7 mm numa torre hidraulica dorsal, com 600 tiros por arma 
Países operadores
Reino Unido, Australia, India, Canadá e Polonia
Fontes
.
GALERIA
.
Defiant  1º Prototipo (K8310)
.
Defiant Mk I, 264ºEsquadrao, Kirton,1940
.
Defiant Mk I
.
Defiant NF.Mk.I
.
Defiant NF Mk.II, 151º Esquadrao
.
Defiant TT Mk I
.
HISTÓRIA
.
Defiant 1º Prototipo (K8310), antes de instalacao da torre
 O conceito de um caça com torre de artilharia emergiu de novo em 1935, quando a RAF começava a antecipar a necessidade de defender a Grã-Bretanha de formações massivas de bombardeiros inimigos sem escolta. Os avanços da construção aeronáutica durante as duas décadas anteriores resultara no surgimento de bombardeiros de dois ou quatro motores, armados com torres defensivas quase tão rápidos quanto os caças monomotores contemporâneos. A RAF acreditava que bombardeiros como os Vicker Wellington reuniam condições para realizar incursões em território inimigo sem escolta e que a Luftwaffe dispunha de meios equivalentes para fazer o mesmo.

Teoricamente, um caça com uma torre de artilharia seria o ideal para atacar as formações de bombardeiros aproximando-se por baixo ou pelos lados, ao mesmo tempo que o facto da aeronave possuir artilheiro, permitia ao piloto concentrar-se em colocar a aeronave na melhor posição de ataque. O Hawker Demon, do qual a Bulton construíra 59 aeronaves sob licença na primeira metade da década de 1930, fora a ultima experiencia do conceito.

Fundamentado nestas ideias, em 1935 a Ministério do Ar Britânico emite a Especificação F.9/35, para um caça diurno com torre de artilharia capaz de voar a 470 Km/h e atingir uma altitude de 4700 metros.

A Bulton Paul, que detinha uma experiencia anterior considerável, com torres de artilharia em aeronaves, pela construção do bombardeiro Overstrand, submeteu o projeto P.82, que concorreu diretamente com o Hawker Hotspur, e outros apresentados pela Armstrong Whitworth e Fairey. O Ministério do ar solicitou a construção de protótipos a cada concorrente para testar os projetos apresentados, porém apenas seriam construídos os da Hawker e da Bulton Paul. 

Defiant 1º Prototipo (K8310), após instalacao da torre
A Hawker construiu o Hotspur, que voou pela primeira vez em 24 de Junho de 1938, quase um ano depois do protótipo da Boulton Paul. Porém a aeronave da Hawker mostrou ser significativamente mais leve e mais rápida do que o P.82, tornando-se a preferida pelo Ministério do Ar. No entanto os atrasos da Hawker, cujos esforços estavam concentrados no Hurricane, tinham levado o Ministério do Ar a emitir ainda em 1937 uma ordem de produção para o P.82 e por isso a produção do Hotspur, não chegaria a ser iniciada.

O primeiro protótipo do P. 82 (K8310) lançado em 1937, ainda sem a torre, era muito semelhante ao Hawker Hurricane, embora fosse 680 kg mais pesado, tinha, aproximadamente as mesmas dimensões e com o radiador também colocado centralmente por baixo da fuselagem. Porém ao contrário do Hurricane, parcialmente construído em madeira, era totalmente construído em metal e de construção monocoque. Era propulsionado por um motor Rolls-Royce Merlin I de 1030 cv, e realizou o primeiro voo em 11 de agosto de 1937 (um ano antes do seu direto concorrente Hotspur). O segundo protótipo (K8620), seria já equipado com a torre de artilharia, mastros telescópicos para o rádio, modificações na canópia e adição de placas de carenagem no trem de aterragem.

Hawker Hotspur, protótipo (K8309)
A característica central do P.82 era a torre de artilharia, baseada num projeto da empresa francesa S.A.M.M. (Societe d'Application des Machines Motrices), licenciado pela Boulton Paul para uso no bombardeiro Overstrand e caça naval Blackburn B-25 Roc, movida electro hidraulicamente, com um backup mecânico operado por manivela, equipada com quatro metralhadoras Browning de 7,7 mm, e instalada numa carenagem aerodinâmica na fuselagem, destinada a reduzir o arrasto. A rotação da torre era livre, limitada apenas para a impedir as armas de disparar contra a hélice e empenagem. O artilheiro podia inclusive apontar as armas para a frente, duas de cada lado da carlinga e coloca-las sob controlo do piloto, porém a elevação mínima de 19 graus da torre e ausência de uma mira para o piloto fez com que esta possibilidade raramente fosse usada. O artilheiro entrava e saia da torre por uma escotilha na traseira, e como não havia espaço na torre para poder usar um paraquedas convencional de mochila foi-lhes fornecido um fato especial com o paraquedas incorporado que foi apelidado de "rhino suit".
Artilheiro de um Defiant Mk I, do 264º Esquadrão,
equipado, a entrar na torre, Lincolnshire,1940

Durante os testes de aceitação com o segundo protótipo, o P.82 Defiant alcançou uma velocidade máxima de 486 km/h e posteriormente foi declarado vencedor do concurso.

Como a capacidade da Boulton estava em grande parte ocupada com a produção da torre de artilharia do Blackburn B.25 Roc, a produção do Defiant foi tardiamente iniciada, ao ponto de quando teve inicio a Segunda Guerra Mundial apenas três aeronaves tinham sido entregues a RAF.

A primeira versão de produção, o Defiant Mk I, era motorizado com um Rolls Royce Merlin III, de 1030 ou 1160 cavalos tendo sido construídas 723 aeronaves.

Algumas destas aeronaves seriam posteriormente convertidas em caças noturnos (Defiant NF Mk I), alguns dos quais equipados com radar de interceção aérea AIMk.IV (Defiant NF Mk IA).

Defiant Mk I, do 264ºEsquadrao em voo
Na segunda metade de 1940, foi apresentado o Defiant NF Mk II, equipado com um motor de 1280 cavalos Rolls Royce Merlin XX, com um pequeno aumento da capacidade de combustível, um leme ligeiramente maior e equipado com um radar de interceção aérea AI Mk. IV. O peso à decolagem aumentou de 3773 kg para 3821 kg mas o desempenho melhorou apenas marginalmente. A entrega da primeira das 210 unidades encomendadas ocorreu em Fevereiro de 1941, e a ultima foi entregue onze meses depois. Porém em meados de 1942 o Defiant já estava a ser substituído na função de caça noturno por caças bimotores como o Bristol Beaufighter e De Havilland Mosquito.

Continuaria a operar como caça noturno até 1943 mas a partir dessa data as unidades ainda operacionais foram convertidas para instrução e treino de pilotos e artilheiros (Defiant TT) ou para missões de busca e salvamento no mar (Defiant ASR), para o que transportavam botes casulos sob as asas. 

Defiant NF Mk.II, RAF,151º Esquadrao
Os últimos 140 Defiant que saíram da linha de produção (Defiant TT Mk III), já não foram equipados com torre de artilharia. No seu lugar fora colocado o posto de um operador de guincho cuja função era comandar o reboque de alvos, função para a qual estas aeronaves tinham sido convertidas. Um catavento instalado a estibordo fornecia ao operador informação sobre a velocidade e direção do vento.

No total a produção do Boulton Paul Defiant ascendeu a 1073 unidades.

Em outubro de 1939 o 264º esquadrão da RAF foi refundado em RAF Sutton Bridge para iniciar o treino de tripulações e desenvolvimento de táticas a utilizar com o Defiant. 

As primeiras aeronaves no entanto só foram recebidas em inícios de Dezembro. 

Em fevereiro de 1940 seria iniciado o treino para missões noturnas, testando as táticas contra bombardeiros médios Handley Page Hampden e Bristol Blenheim.

Entretanto o 141º Esquadrão da RAF começara também a ser equipado com o Defiant.

Na primeira missão de combate a 12 de maio de 1940, os Defiant voaram em conjunto com seis Spitfire reclamando ter abatido um Junkers Ju 88 sobre a Holanda. Porém no dia seguinte, após terem abatido quatro Junkers Ju 87 Stuka foram atacados por Bf 109, que abateram seis Defiant em ataque frontal que os Spitfire de escolta foram incapazes de prevenir.

Defiant NF Mk.II, RAF,151º Esquadrao
com radar de interceção aérea AI Mk. IV
Durante a evacuação da força expedicionária britânica de Dunquerque, o 264º esquadrão encontrava-se baseado Manston, participando na operação. Inicialmente os  Defiant foram bem sucedidos contra os aviões inimigos (a 29 de maio, quando o 264º Esquadrão alegou ter abatido 37 aeronaves inimigas principalmente bombardeiros de mergulho Junkers Ju 87 Stuka), incluindo caças que inicialmente confundiram o Defiant com o Hurricane sem perceberem antes de ser tarde demais a capacidade da aeronave de disparar para a retaguarda. 

Apercebendo-se do erro a Luftwaffe rapidamente adaptou diferentes táticas contra o Defiant atacando-o por baixo e pela frente, por onde era vulnerável, valendo-se da superior capacidade de manobra e velocidade dos caças alemães.

O 264º esquadrão adaptou novas táticas para contraria as manobras alemãs, sacrificado por exemplo a altitude para evitar o ataque por baixo, mas tinha-se tornado claro que o conceito de um caça armado com torre de artilharia era demasiado vulnerável ao caças convencionais mais rápidos e manobráveis.

Consequentemente, logo após o inicio da Batalha de Inglaterra os Defiant foram adaptados para missões noturnas, nas quais obtiveram um relativo sucesso. 

Como caça noturno os Defiant tipicamente atacavam os bombardeiros por baixo numa manobra semelhante aos métodos alemães Schräge Musik, adotados mais tarde.

Defiant TT Mk III, 1944, com o catavento e guincho
Durante o inverno, Blitz em Londres de 1940-41, o Defiant equipava quatro esquadrões de caças noturnos, que foram responsáveis pelo abate de mais aeronaves inimigas do que qualquer outro tipo de aeronave nas mesmas funções . 

Apesar do falhanço da aeronave nas operações diurnas o conceito de caça de torre não foi imediatamente descartado ao ponto de ter sido estudada a instalação de torres de artilharia nos caças pesados Beaufighter e Mosquito, julgando que estas permitiriam aumentar a sua eficácia. Porém o efeito da instalação desse armamento no desempenho das aeronaves conduziria ao abandono da ideia.

Até 1943 o Defiant fora substituído na função de caça noturno pelos caças pesados bimotores Beaufighter e Mosquito, e remetido para funções de instrução e treino de artilheiros, brevemente em missões de busca e salvamento e como rebocador de alvos ao serviço do British Commonwealth Air Training Plan, no Canadá. 

Defiant TT Mk.I, Karachi, Índia, 1947
Os Defiant do 515º Esquadrão foram equipados com o primeiro sistema de contramedidas electrónicas designado por Moonshine, e destinado a contrariar o radar de aviso aéreo antevipado alemão Freya. O sistema retransmintia sinais para os radares simulando grandes formações de aviões. Como cada transmissor "Moonshine" só cobria parte da frequência do Freya, era necessária uma formação de oito Defiant, dando a aparência de mais de 100 aeronaves. Porém o sistema exigia um voo em formação e por isso apenas podia ser usado durante o dia. Foi utilizado pela primeira vez em 6 de Agosto de 1942, continuando a ser usado principalmente em alvos costeiros, permitindo enganar as defesas alemãs concentrando-as em locais afastados do verdadeiro alvo. Um segundo sistema de contramedidas, designado por Mandrel, seria operado pelo 515º esquadrão a partir de Dezembro de 1942 até a primavera de 1943, mas apartir dessa data as operações foram entregues aos Bristol Beaufighter com maior raio de combate e maior capacidade para transportar equipamento electrónico. 

A última utilização operacional do Defiant foi na Índia, onde, uma versão topicalizada foi usada como rebocador de alvos até 1947.

O único Boulton Paul Defiant completo que sobrevive hoje é um Mk. I (N1671), que se encontra em exposição estática como um caça noturno no Museu da Royal Air Force em Hendon, Londres. Foi um dos quatro Defiant utilizados pelo 307º esquadrão de pilotos polacos ao serviço da RAF, sediados em Kirton, Lindsey, Lincolnshire, Inglaterra, em 1940, posteriormente armazenado como um avião histórico e entregue ao museu em 1971.


DESENHOS
.

PERFIL
.

FONTES
VER TAMBÉM
.