Grumman F6F Hellcat


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Tendo começado a produção do bem sucedido caça F4F Wildcat, a Grumman começou a trabalhar numa aeronave que lhe sucedesse nos meses que antecederam o ataque japonês a Pearl Harbor. Leroy Grumman e os seus engenheiros, Leon Swirbul e Bill Schwendler, procuravam aperfeiçoar o F4F, para obter uma aeronave mais poderosa e com melhor desempenho. Porém do novo projeto preliminar resultou numa aeronave completamente nova ao invés de um F4F melhorado, o Grumman F6F Hellcat
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Ano
1942
Pais de Origem
EUA
Função
Caça naval
Variante
F6F-5
Tripulação
1
Motor
Peso (Kg)
Vazio
4190
Máximo
5714

Dimensões (m)
Comprimento
10,34
Envergadura
13,6
Altura
3,99

Performance (Km)
Velocidade Máxima
621
Teto Máximo
11370
Raio de ação
1520
Armamento
6 x metralhadoras Browning M2 de 12,7 mm ou
4 x metralhadoras M2 Browning de 12,7 mm e
2 x canhões de 20 mm;
Até 1 814 kg de armamento adicional:
-No suporte da fuselagem:
1 x torpedo Mk. 13-3, ou
1 x bomba de 907 kg 
-Nos suportes das asas:
6 x foguetes HVAR de 127 mm ou
2 x misseis Tiny Tim de 298 mm ou
2 x bombas de 450 kg ou
4 x bombas de 227 kg ou
8 x bombas de 110 kg 
Países operadores
EUA, França, Reino Unido, Uruguai
Fontes
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GALERIA
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F6F-5
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F6F no USS Yorktown ,1943
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F6F-3 numa catapulta do USS Yorktown,
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F6F-3N do 534º Sqn  em Guam Orote
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F6F-3N do NAS, Florida,1944
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F6F-5P do USS Shangri-La, 1945
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HISTÓRIA

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XF6F-4 Hellcat
A US Navy demonstrou interesse no desenvolvimento do projeto, contratando em junho de 1941 a construção de um protótipo.

Com a entrada dos EUA na segunda guerra mundial em dezembro de 1941, a Grumman começou a utilizar os dados dos primeiros combates do F4F, avaliando o desempenho do F4F Wildcat contra o Mitsubishi A6M Zero, identificado as suas fragilidades e necessidades de melhoria numa nova aeronave capaz de combater o ágil caça japonês. O protótipo inicial, designado XF6F-1, voou pela primeira vez em 26 de junho de 1942, utilizava um motor Wright R-2600 Cyclone de 1700 cv, no entanto o desempenho em testes e a informações dos combates no Pacífico, levaram a que fosse equacionado o uso do mais poderoso Pratt & Whitney R-2800 Double Wasp de 2000 cv. Em 30 de julho o XF6F-3 equipado com o motor Pratt & Whitney voaria pela primeira vez.

Embora similar em aparência ao F4F, o novo XF6F-3 era muito maior e tinha as asas cantilever em posição baixa ao invés da asa-média do Wildcat. Estava armado com seis metralhadoras Browning M2 de 12.7mm com 400 tiros por arma, dispunha de tanques de combustível auto-selantes e uma pesada blindagem a proteger as partes vitais da aeronave, incluindo o motor e o piloto.

O trem de aterragem do F4F Wildcat, era um dos seus grandes defeitos. O trem de aterragem da nova aeronave era completamente novo. Todo o conjunto, tinha comando hidráulico, em que cada roda era suportada numa estrutura de apoio com uma aste que girava 90 °, enquanto retraia para trás das asas.

A fuselagem semi-monocoque tinha uma forma simples, os painéis de revestimento eram em sua maioria de forma direta ou curvatura única, o que simplificava a produção.

O XF6F-3 tornou-se, na segunda metade de 1942 a primeira versão de produção recebendo a designação de F6F-3 Hellcat.

A Grumman rapidamente mostrou que o novo caça era de fácil construção. Empregando cerca de 20.000 trabalhadores, as fabricas da Grumman começaram a produzir o Hellcat a grande velocidade produzindo até novembro de 1945, 12.275 aeronaves.

F6F-5E com radar ANAPS-4 e dois canhões de 20mm
Durante o curso de produção, foi desenvolvida uma nova variante, o F6F-5, que diferia do F6F-3 por possuir um motor mais potente, Pratt & Whitney R-2800-10W (W indica Injeção de água) capaz de desenvolver 2200cv, uma carenagem mais aerodinâmica, uma nova estrutura de pára-brisas com um pára-brisas à prova de balas integral, e novos ailerons e superfícies de cauda reforçadas.

Varias unidades do Hellcat foram modificadas com a instalação de um radar Westinghouse AN/APS-4 numa carenagem incorporada na asa de estibordo, e utilizadas como caça noturno com a designação F6F-3/5E. A conversão para caça noturno mais tardia receberia um radar mais recente Westinghouse AN/APS-6, passando a receber a designação de F6F-5N. Destes alguns foram armados com dois canhões Hispano-Suiza AN/M2 de nas baías interiores mantendo as quatro metralhadoras Browning M2 de 12,7mm nas exteriores.

A designação de F6F-5P foi atribuida a um pequeno número de Hellcat que foram convertidas em aviões do foto-reconhecimento, com o equipamento fotografico montado na fuselagem traseira, mas mantendo todo o seu armamento de base e capacidade operacional.

Após o final da guerra alguns Hellcat foram transformados em drones controlados por rádio. Estas aeronaves designadas por F6F-3K ou F6F-5K, foram utilizados para o estudo de explosões de testes nucleares, bem como alvos em programas de desenvolvimento de novas armas. Em 1952, durante a Guerra da Coreia, alguns F6F-5K carregando uma bomba de 908 kg foram usados ​​como bombas voadoras para destruir alvos, bem protegidos por defesa aérea.

F6F doVF-28 no USS Monterey 1944
A Fleet Air Arm receberia 1263 F6F, inicialmente designados por Grumman Gannet Mark I, mas mais tarde passariam a ser conhecidos pela designação americana Hellcat F Mk I (F6F-3) e Hellcat F Mk II (F6F-5). Estas aeronaves integraram os esquadrões de Fleet Air Arm na Noruega, no Mediterrâneo e no Pacífico, tendo na Europa, demonstrando estar ao nível dos Messerschmitt Bf 109 e o Focke-Wulf Fw 190, alemães.

Seria no entanto no Pacifico que o Hellcat seria maciçamente utilizado durante a 2ª Guerra Mundial.
O seu primeiro combate contra os japoneses aconteceu a 01 de setembro de 1943, quando os caças do USS Independence abateram um hidroavião Kawanishi H8k "Emily". Alguns dias depois depois, em 23 e 24 de novembro os Hellcat participaram na ofensiva americana no atol de Tarawa, reivindicando o abate de 30 aviões japoneses.

Nestes primeiros confrontos o Hellcat provou ser superior aos Mitsubishi Zero japoneses, tornando-se, a partir dessa altura, a espinha dorsal da aviação da US Navy participando em todas ofensivas americanas da grande campanha da guerra do Pacífico.

 F6F-5N a descolar do USS Ticonderoga
Uma das suas mais significativas ações foi durante a batalha do mar das Filipinas, em 19 de junho de 1944, durante a qual o Hellcat, principal tipo de caça da US Navy, abateu tantos aviões japoneses que as tripulações da marinha apelidaram a batalha de “The Great Marianas Turkey Shoot " (A grande caçada aos perus das Marianas). 

Durante seu serviço na segunda guerra mundial, o F6F Hellcat tornou-se o mais bem sucedido caça naval de todos os tempos com um total de 5.271 vitórias, destas, 5.163 foram obtidas por pilotos da marinha e corpo de fuzileiros navais com uma perda de apenas 270 aeronaves. Em conjunto com o Vought F4U Corsair, formou um par letal para a aviação japonesa na fase final da guerra do Pacifico.

Com o fim da guerra, o Hellcat foi progressivamente retirado de serviço, sendo substituído pelo novo F8F Bearcat.
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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