Nakajima Ki-43 Hayabusa (Oscar)

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O Nakajima Ki-43 Hayabusa ("Falcão Peregrino") foi um caça usado pela Força Aérea do Exercito Imperial Japonês durante a segunda guerra mundial. Era designado nos relatórios Aliados por "Oscar", mas oficiosamente era designado por "Zero do exercito" pelos pilotos americanos devido à sua semelhança de perfil com o Mitsubishi A6M Zero da Marinha Imperial, diferindo essencialmente pela carlinga mais “limpa”, que a do Zero.
Pilotos aliados relatavam frequentemente que o Ki-43 era extremamente ágil e difícil de atingir, mas que bastavam alguns projeteis certeiros para o destruir. Apesar das suas fragilidades, o Ki-43 abateu mais aviões aliados do que qualquer outro caça japonês.
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Ano
1939
Pais de Origem
Japão
Função
Caça
Variante
Ki-43 II
Tripulação
1
Motor
1 x Nakajima Ha-115 radial de 1150cv
Peso (Kg)
Vazio
1910
Máximo
2924

Dimensões (m)
Comprimento
8,92
Envergadura
10,84
Altura
3,27

Performance (Km)
Velocidade Máxima
530
Teto Máximo
11200
Raio de ação
1760
Armamento
2 x metralhadoras de 12.7 mm  Ho-103 com 270 tiros por arma
2 bombas de 250 kg 
Países operadores
Japão
Fontes
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GALERIA

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HISTÓRIA


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Ki-43 III
Tal como o A6M Zero, o Ki-43 utilizava um motor radial, e era leve e fácil de pilotar, com uma performance em combate que se tornou lendária no teatro de guerra asiático. Apresentava uma manobrabilidade superior a qualquer dos seus oponentes da fase inicial da Guerra, mas não dispunha de blindagem ou de tanques auto-selantes, e o seu armamento era fraco. 

O Ki-43 foi concebido por Hideo Itokawa, que mais tarde se tornaria um dos pioneiros do programa espacial japonês. 

O protótipo do Ki-43 foi produzido em resposta a uma especificação de dezembro de 1937 para um sucessor para o Nakajima Ki-27 “Nate” de trem de aterragem fixo. A especificação definia uma velocidade máxima de 500 km/h, uma taxa de subida de 5.000 m em cinco minutos e um raio de combate de 800 quilômetros. Em capacidade de manobra deveria ser no mínimo idêntico ao Ki-27. 

Ki-43 II  do 1º chutay, 25ºSentai, Nanjing, China, 1943
O desempenho do primeiro protótipo do Ki-43, que voou pela primeira vez no início de janeiro de 1939, o foi decepcionante. A aeronave era menos manobrável que o Ki-27 e não muito mais rápido. Consequentemente a Nakajima produziu uma série de protótipos progressivamente modificadas entre de 1939 e 1940. Estas mudanças envolveram a redução do peso da aeronave, uma fuselagem mais estreita com as superfícies de cauda mais a retaguarda em uma nova carlinga. O 11º o protótipo recebeu flaps de manobra tipo Fowler, que melhorou dramaticamente o seu desempenho em curvas apertadas. Finalmente os testes com o 13º protótipo que combinava todas as melhoria testadas nos anteriores, culminaram com a ordem para que a Nakajima iniciasse a produção do Ki-43.

A primeira versão de produção, Ki-43 I, foi iniciada em novembro de 1939, e as primeira aeronaves começaram a ser entregues no início de 1941. Adicionalmente à excelente manobrabilidade da aeronave, o Ki-43 tinha também uma excelente taxa de subida, proporcionada pelo seu reduzido peso. 

Ki-43 II
Era alimentado por um motor radial Nakajima Ha-25, e por uma hélice de duas lâminas de passo variável com duas posições, atingindo uma velocidade maxima de 495 km/h a 4000 metros.

O Ki-43 foi equipado inicialmente com duas metralhadoras Tipo 89 de 7.7mm, sincronizadas sob a capota (Ki-43 Ia), mas recebeu outras combinações de armamento. 

O Ki-43-Ib dispunha de uma metralhadora Ho-103 de 12.7mm e uma metralhadoras Tipo 89 de 7.7mm. 

O Ki-43-Ic, o mais pesadamente armado, dispunha de duas metralhadoras Ho-103 de 12.7mm, que no final da guerra utilizavam munições explosivas e perfurantes contra os caças aliados, embora o seu efeito tenha sido marginal. Esta foi a combinação de armamento mais vulgarizada no Ki-53, e que passaria a ser o standard do Ki-43 II). 

Uso da mira telescópica do Ki 43 I
Em fevereiro de 1942 voou pela primeira vez uma versão melhorada do ki-43. O Ki-43 II tinha uma um motor Nakajima Ha-115, mais potente que o Ha-25, colocado numa nacela mais longa, e uma hélice de três pás. A estrutura da asa foi reforçada, e equipadas com cremalheiras para tanques externos de combustível ou bombas. O cockpit foi equipado com blindagem para proteger a cabeça do piloto de projeteis da retaguarda e os tanques de combustível foram revestidos de borracha (sistema auto-selante básico). A carlinga era ligeiramente mais alta que a anterior e mira telescópica foi substituída por uma mira refletora. 

As combinações de armamento foram mantidas mas o Ki-43 IIa (versão standard) podia transportar 500Kg de bombas ou igual peso em tanques externos de combustível. O Ki-43 IIb, era o modelo standard com equipamento de rádio. 

Ki-43 I Hei, em Tokorozawa, junho de 1942
A produção em larga escala do Ki-43 II foi iniciada em novembro de 1942, na Nakajima, na “Tachikawa Hikoki KK” e “Tachikawa Dai-Ichi Rikugun Kokusho” (Arsenal do Exercito - apenas produziu 49 unidades). A Nakajima cessou a produção em meados de 1944 em favor da Ki-84, mas o Tachikawa Hikoki continuou a produzir o Ki-43. 

A Tachikawa Hikoki produziria também o Ki-43-III, que tinha um motor Nakajima Army Type 1 Ha-115-II, ainda mais poderoso, possibilitando o aumento da velocidade maxima para 576 km/h. A versão Ki-43-IIIb seria pesadamente armada com dois canhões de 20mm em vez das metralhadoras, mas apenas foram construídos dois protótipos. 

Foram produzidos um total de 5919 aeronaves no conjunto das suas várias versões, das quais a Tachikawa produziu 2124 Ki-43 II e III entre abril de 1944 e o final da Guerra. 

Ki-43-II do 204º Sentai, Matsuyama  (Taiwan) 1945
A primeira versão, Ki-43 I, entrou serviço em 1941, o Ki-43 II em dezembro de 1942 e o Ki-43-III no verão de 1944. A aeronave foi utilizada na China, Burma, Malasia, Nova Guiné, Filipinas, Ilhas do Pacífico Sul e as ilhas Japonesas. 

Como o Zero, o Ki-43 inicialmente obteve superioridade aérea nos céus da Malásia, Indias Orientais Holandesas, Birmânia e Nova Guiné. Isto, em parte, devido ao melhor desempenho do “Oscar”, e em parte, devido ao número relativamente pequeno de caças aliados em condição de combate, principalmente os Curtiss P-36 Hawk, Curtiss P-40, Brewster Buffalo, Hawker Hurricane e Curtiss-Wright CW-21 na Ásia e no Pacífico durante os primeiros meses da Guerra. Com a progressão da Guerra o caça veio a sofrer das mesmas fraquezas do A6M Zero; blindagem ligeira, e falta de tanques de combustível auto-selantes eficazes, que causaram inúmeras baixas em combate. O seu armamento, duas metralhadoras, também se revelou insuficiente contra os aviões aliados mais pesadamente blindados. 
Ki-43 II capturado por Nacionalistas Chineses

Com a introdução pelos aliados de caças mais capazes como o Republic P-47 Thunderbolt, o Lockheed P-38 Lightning, o North American P-51 Mustang, o Vought F4U Corsair, o Grumman F6F Hellcat e mais tarde o Supermarine Spitfire/Seafire, os japoneses perderam completamente o domínio dos céus, sendo forçados a uma guerra defensiva. 

No entanto, mesmo perto do fim, a excelente manobrabilidade do “Oscar” continuava a dar-lhe uma vantagem significativa em combate sobre os pilotos aliados menos experiente. De outubro a dezembro de 1944, foram abatidos em combate aéreo 17 Ki-43 mas com um custo muito elevado. Durante os combates os Ki-43 abateram sete C-47, cinco B-24 Liberator, dois Spitfires, dois Beaufighter, dois Mosquito, dois F4U Corsair, dois B-29 Superfortresses, um F6F Hellcat, um P-38, e um B-25. 

No final da guerra, a maioria das unidades de Ki-43 Hayabusa começaram a substituir as suas aeronaves pelo mais capaz Nakajima Ki-84 Hayate "Frank", mas algumas utilizaram o Hayabusa até o fim da guerra. 

Como a maioria dos tipos aviões de combate japoneses, muitos Ki-43 Hayabusa foram, no final, utilizado em ataques kamikaze contra a frota americana. 

Ki-43 II do Tillamook Air Museum (réplica)
Durante a Guerra alguns exemplares foram fornecidos aos regimes pró japoneses da Tailândia, Manchukuo and Wang Jingwei Government (governo chinês colaboracionista).


Após a Guerra alguns Ki-43 capturados foram utilizados pela Força Aérea Francesa na Indochina contra os rebeldes Viet Minh

O unico Ki-43 Oscar em condição de voo existente atualmente pertence ao Tillamook Air Museum. Os outros sete sobreviventes pertencem a The Duxford Fighter Collection, Flying Heritage Collection, Alpine Fighter Collection, Pima Air & Space Museum, Seattle Museum of Flight, Texas Airplane Factory e Chiran Peace Museum for Kamikaze Pilots.
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES

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