Mikoyan-Gurevich MiG-15 Fagot

.
.
.

O MiG-15 (Codigo NATO Fagot) foi um caça a jacto desenvolvido pela Mikoyan Gurevich-OKB para a União Soviética em finais da década de 1940. Foi um dos primeiros caças a jacto com asas em flecha bem sucedidos, e alcançou a fama nos céus da Coreia, onde, no início da guerra, ultrapassou todos os caças inimigos.

O MiG-15 é muitas vezes mencionado, em conjunto com o North American  F-86 Sabre , como o melhor avião de caça da Guerra da Coreia , e entre os melhores aviões de caça de todos os tempos.
.
.
.
.
Ano
1947
Pais de Origem
Rússia (URSS)
Função
Caça intercetor
Variante
MiG-15bis
Tripulação
1
Motor
Peso (Kg)
Vazio
3630
Máximo
6105

Dimensões (m)
Comprimento
10,08
Envergadura
10,08
Altura
3,07

Performance (Km)
Velocidade Máxima
1059
Teto Máximo
15500
Raio de ação
1240
Armamento
2 x canhões NR-23 de 23 mm na fuselagem inferior esquerdo com 80 tiros cada;
1 x Nudelman N-37 de 37 mm na canhão na fuselagem inferior direito com 40 tiros;
2 x bombas de 100Kg, ou tanques de adicionais de combustivel, ou foguetes não guiados, em 2 suportes sob as asas

Países operadores
Afeganistão, Albânia, Argélia, Angola, Bulgária, Burkina Faso, Camboja, China, Congo,Cuba, Checoslováquia, Egito, Finlândia, Guiné-Bissau, Hungria, Indonésia, Iraque, Líbia, Madagáscar, Mali, Mongólia, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Coreia do Norte, Vietname do Norte, Iêmen, Paquistão, Polônia, Romênia, Somália, URSS, Sri Lanka, Sudão, Síria, Tanzânia, Uganda
Fontes
.
GALERIA
.
MiG-15
.
MiG-15bis
.
MiG-15bisP
.
MiG-15SP
.
Mig-15UTI (PZL SB Lim-1), FA Polaca
.
MiG-15UTI (CS-102) , FA Checa
.
HISTÓRIA
.
O primeiro caça a jacto desenvolvido pela Mikoyan Gurevich foi o MiG-9, que apareceu nos anos imediatamente após a Segunda Guerra Mundial . A aeronave utilizava um par de motores obtidos por processos de engenharia invertida a partir do BMW 003 alemão que equipava os Me262. Porém o MiG-9 foi um projeto problemático que sofria de deficiente controlo, fraca potência e pouca fiabilidade dos motores . 

MiG-9
O ministro da aviação Soviética Mikhail Khrunichev sugeriu a Joseph Stalin que a URSS comprasse os motores Rolls-Royce Nene, conservadores, mas totalmente desenvolvidos com o objectivo de os copiar clandestinamente num período mínimo de tempo. Um pouco logicamente, Stalin terá respondido: "Que idiota vai nos vender seus segredos?" 

No entanto, ele deu seu consentimento à proposta e Mikoyan, o projectista de motores motor Vladimir Klimov , e outros viajaram para o Reino Unido para negociar a compra dos motores.Para espanto de Stalin, o governo britânico mostrou-se dispostos a fornecer informações técnicas e uma licença para fabricar o Rolls-Royce Nene, pelo que foram adquiridos exemplares dos motores para servirem de modelos. Após a avaliação e adaptação às condições russas, a tecnologia foi trabalhada para a produção em massa dos motores com a designação de Klimov RD-45 para ser incorporado no MiG-15. A Rolls-Royce tentaria mais tarde reclamar £ 207.000.000 em taxas de licença, mas sem sucesso.
I-310 Protótipo

Para tirar proveito do novo motor, o Conselho de Ministros ordenou a Mikoyan a construção de dois protótipos para um intercetor avançado de defesa contra bombardeiros, com uma velocidade máxima de 1000 Km/h e um raio de acção de 1200Km. 

O projeto que surgiu tinha uma fuselagem cilíndrica com asa média em flecha num angulo de 35 graus, e um leme de profundidade também em flecha montado na parte superior da cauda. Analistas ocidentais observaram a semelhança com o projecto de Kurt Tank Kurt para o Focke-Wulf Ta 183, que nunca passou da fase de concepção. O MiG-15 tinha uma semelhança muito maior que o americano F-86 Sabre , que também incorporava pesquisa alemã. Enquanto a maioria dos engenheiros da Focke-Wulf tinha sido capturada pelos exércitos ocidentais, os soviéticos tinham capturado os planos e protótipos preliminares do Ta-183. 

O protótipo resultante designado por I-310 utilizou um único Rolls-Royce Nene ( Klimov RD-45) alimentado por uma entrada de ar frontal com um duto de ar de admissão realizado em torno da área do cockpit que se voltava a juntar em frente ao motor. O primeiro voo ocorreu a 30 Dezembro de 1947, (cerca de dois meses após o do F-86 Sabre) onde demonstrou um desempenho excepcional, atingindo a velocidade de 1.042 km por hora em 3.000 metros de altitude.

MiG-15SB
O MiG-15bis, que entrou ao serviço no início de 1950, com um motor Klimov VK-1 , (uma versão melhorada do RD-45) era uma variante melhorada com algumas diferenças visíveis como um farol no separador de entrada de ar e freios aerodinâmicos horizontais no bordo superior e os canhões de 23 mm colocados mais de perto da estrutura. Algumas das aeronaves receberam suportes (hardpoints) nas asa que podiam ser equipados com lançadores de foguetes não guiados ou bombas de 50 a 250 kg, para permitirem que o MIG-15 desempenhasse funções de caça bombardeiro. Estas versões foram designadas de MiG-15SB, mas apenas um reduzido numero de aeronaves foram alterados para estas especificações.

Como armamento o MIG-15bis dispunha de dois canhões de 23 milímetros com 80 tiros cada e um canhão de 37 milímetros com 40 tiros. Este armamento era poderoso, mas tinha um forte recuo, que aliado á sua baixa cadência de tiro e reduzido número de munições tornava difícil o sucesso contra os caças inimigos em combate ar-ar. No entanto a aeronave tinha uma eficiência notável contra aeronaves de maior porte e menos manobráveis como bombardeiros (fora essa a função primária para a qual tinha sido desenvolvido).
Armamento do MiG-15bis

Era capaz de mergulhar a velocidades supersónicas, mas a capacidade do piloto para controlar a aeronave quando se aproximava Mach 1 diminuía drasticamente. Como resultado, os pilotos entenderam que não deviam exceder o Mach 0,92. 

Uma das mais notáveis variantes construídas foi o MiG-15UTI Midget, aeronave de dois lugares para formação avançada, que se manteria em função durante lagos anos, principalmente porque os MIG 17 e 19, nunca tiveram versões de instrução o que manteve o MiG-15UTI como o único (quase) avião a jato de instrução avançada disponível para os países sob influência da União Soviética. 


O MiG-15 foi amplamente exportado pela URSS, mas foi tambem construido em grande numero na  República Popular da China (Shenyang J-2 e JJ2), Polónia (PZL Lim-1 de Lim-2) e Checoslováquia (S-102, S-103 e CS-102). Pensa-se que o MiG-15 foi o avião a jato construído em maior número, com cerca de 12.000 unidades construídas, não contando com as unidades construídas sob licença, fora da União Soviética, as quais poderão atirar os valores para as 18.000 unidades. A aeronave manteve-se ao serviço de várias forças aéreas até meados de 1990, e a versão UTI é ainda usada como aeronave de instrução em alguns países.

MiG-15UTI
O seu batismo de fogo ocorreu durante as últimas fases da guerra civil chinesa (1946-1949), quando em 1950 foi utilizado na defesa da Republica Popular da China dos ataques da aviação da China Nacionalista a partir de de Taiwan, após o pedido de ajuda militar da China à União Soviética. Após este pedido o 50º IAD da VVS equipado com o MiG-15bis foi transferido para o sul da República Popular da China . Em 28 de abril de 1950, o MIG-15 obteve a sua primeira vitória abatendo um P-38 Lightning do Kuomintang

O aparecimento do MIG-15 neste cenário levou o Kuomintang de Chiang Kai-shek a desistir dos ataques à República Popular da China.

Quando começou a guerra na Coreia, com um ataque por parte da Coreia do Norte contra o sul, tudo parecia correr bem nas primeiras semanas, mas o envio de reforços por parte dos Estados Unidos, levou a que o ataque apoiado pelos soviéticos resultasse num desastre.

Um contra-ataque fortemente apoiado pela aviação americana, recuperou todo o território perdido para o exército da Coreia do Norte e ainda ocupou quase toda a Coreia do Norte.

A resposta soviética, incluiu o envio para o campo de batalha do caça MiG-15.

MiG-15bisP
O aparecimento desta nova aeronave apresentou sérios problemas para a força aérea dos Estados Unidos, pois a sua manobrabilidade e qualidades, mostraram ser superiores às dos caças a jacto que os norte-americanos tinham utilizado durante a primeira fase da guerra, os F-80C Shooting Star. Ainda que no primeiro recontro no dia 8 de Novembro de 1950 os F-80 tenham levado a melhor, os pilotos americanos afirmaram que dificilmente poderiam enfrentar o MiG, principalmente por causa da sua enorme velocidade de ascensão.

Os americanos viram-se forçados a enviar para a Coreia o seu caça mais recente, o F-86A Sabre, mas mesmo essa aeronave não demonstrou uma clara superioridade sobre o MiG-15, que manteve a vantagem da manobrabilidade.

Só a superior resistência do equipamento e o treino mais eficiente, garantiram a superioridade aérea das forças da ONU sobre as da Coreia do Norte apoiadas pelos Chineses e pelos Soviéticos, embora não a tenham conseguido garantir de forma absoluta no norte onde os MIG-15 operados a partir de bases na China por pilotos chineses e soviéticos (a participação destes últimos apenas foi admitida depois do final do conflito) continuavam a ser um sério perigo para as incursões aérea das forças da ONU sob comando dos EUA (essa área seria designada por MiG Alley)

A proporção de aeronaves MiG abatidas para cada F-86, é discutida. De uma forma geral é aceite uma proporção de entre 5 a 7 MIG abatidos por cada F-86 em combate aéreo. Esta proporção no entanto, conta todos os aviões F-86 abatidos em combate e perdidos por avarias, mas não considera o numero de aeronaves perdidas pelos soviéticos e chineses nas mesmas circunstâncias, dado não haver registos.

MIG-15 entregue por um  piloto norte coreano  desertor à USAF
É no entanto claro que existiu uma grande desproporção entre aeronaves perdidas pelos dois lados durante o conflito. Entre as razões para a diferença estará a menor resistência e qualidade geral de construção das aeronaves soviéticas.O MiG-15 foi desenvolvido em muito pouco tempo e estava muito longe de ser uma aeronave «pronta» quando foi enviado para a Coreia. 

Durante a década de 1950 os MiG-15 da URSS e aliados do Pacto de Varsóvia protagonizaram vários incidentes com aeronaves da NATO, alguns dos quais terminaram com aeronaves de um o outro lado abatidas.

Em 1956 durante a crise de canal do Suez os MIG-15 egípcios, fornecidos pela Checoslováquia, foram utilizados de forma eficaz contra aeronaves da RAF e da Força Aérea Israelita (IAF) antes de serem destruídos no solo depois do Egipto ter perdido a superioridade aérea..

O MiG-15 é considerado um dos aviões a jacto a mais produzidos até a data, com uma produção total que excede as 12.000 aeronaves ou 18000 se incluirmos a unidades fabricadas sob licença fora da União Soviética. O MiG-15 tal como o seu adversário mais direto F-86 Sabre, é muitas vezes mencionado, como a melhor aeronave de combate da Guerra da Correia , e entre os melhores aviões de caça de todos os tempos. 

DESENHOS
.



PERFIL
.


FONTES
VER TAMBÉM
.
Neste Blog