Sopwith Pup (Scout)

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O Sopwith Pup foi a primeira aeronave britânica equipada com uma metralhadora de disparo sincronizado com a hélice, podendo por isso classificar-se como o primeiro caça britânico monolugar. Construído pela Sopwith Aviation Company entrou ao serviço do RFC (Royal Flying Corps) e do RNAS (Royal Navy Air Service), no Outono de 1916, oficialmente designado por Sopwith Scout, porém os pilotos viriam a designa-lo comummente por Pup (cachorrinho), por o acharem o filhote do maior Sopwith 1½ Strutter de dois lugares (curiosamente todas as aeronaves posteriores da Sopwith teriam a designação de animais, Camel, Snipe Dolphin). As excelentes características de voo e boa capacidade de manobra, tornaram os Pup bem sucedidos nos primeiros meses após a sua entrada ao serviço, porém seriam rapidamente ultrapassado pelos mais recentes caças alemães, e retirado da frente de combate assim que novos caças mais evoluídos ficaram disponíveis.
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Ano
1916
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Caça
Variante
-
Tripulação
1
Motor
1 x motor giratório Le Rhône, de 80 cv
Peso (Kg)
Vazio
358
Máximo
557

Dimensões (m)
Comprimento
5,89
Envergadura
8,08
Altura
2,87

Performance (Km)
Velocidade Máxima
180 
Teto Máximo
5600
Raio de ação
270
Armamento
1 x metralhadora Vickers de 7,7mm

Países operadores
Reino Unido, Austrália, Belgica, JaGrécia, Holanda, Rússia
Fontes
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GALERIA
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Sopwith Pup
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Sopwith Pup, 3º Sqn, Belga, 1917
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Sopwith Pup
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Sopwith Pup
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Sopwith Pup, Central Flying School
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Sopwith Pup
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HISTÓRIA
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Os primeiros aviões militares monolugares usados na Primeira Guerra Mundial eram fundamentalmente utilizados como batedores (scouts), no reconhecimento aérea do terreno , das posições inimigas, e na orientação da artilharia. Com a evolução da guerra aérea em que ambas as partes procuraram eliminar a capacidade de reconhecimento aéreo do inimigo, as aeronaves começaram a ser armadas, o que mais tarde teria como consequência que passassem a ser conhecidas por caças (fighter). Não é por isso de estranhar que primeira aeronave britânica a ser armada com uma metralhadora sincronizada com a hélice para poder disparar através do seu arco, fosse oficialmente designada por Sopwith Scout .

Sopwith Pup  (Protótipo)
Em 1915, a Sopwith tinha construido um avião pessoal para o piloto de testes da empresa Harry Hawker , um biplano monolugar, pequeno motor rotativo Gnome de 50cv.O Sopwith Scout desenhado por Herbert Smith, herdou muitas das características do projeto do Hawker's Runabout como ficou conhecida a aeronave.

Era um biplano de asa escalonadas de igual envergadura, estrutura de madeira, com revestimento de tecido, e um trem de aterragem apoiado em estruturas em “V” invertido, apoiadas nas longarinas inferiores da fuselagem. O motor adotado foi um Le Rhône 9C rotativo de 80cv, e a aeronave foi armada com uma metralhadora Vickers de 7,7 mm fixa na parte superior da frente da fuselagem, disparando através do arco da hélice usando o mecanismo de sincronização Sopwith-Kauper .

Cockpit de um Sopwith Pup
Um protótipo foi concluído em fevereiro de 1916 e enviado para Upavon para testes no final de março, que se viera a provar bastante satisfatórios. Consequentemente o Royal Naval Air Service (RNAS) e o Royal Flying Corps (RFC), emitiram de imediato encomendas para o Sopwith Scout.

A Sopwith fortemente envolvida na produção do Sopwith 1½ Strutter, apenas produziria um reduzido numero de aeronaves, entregues a partir de agosto de 1916, sendo a maioria das encomendas entregues a subcontratantes, recomeçando a partir de inícios de 1917.

Do total de 1770 Sopwith Pup, 96 foram construidos pela Sopwith, a Standard Motor Co. construiu 850, a Whitehead Aircraft 820, e a William Beardmore & Co., 30.

Sopwith Pup, pilotado por E. H. Dunning aterra
no HMS Furious,Agosto de 1917
O Sopwith Pup foi usado pela primeira vez em combate no final da batalha do Somme, em outubro de 1916, distinguindo-se pela extraordinária capacidade de manobra sem perder altitude em curvas acentuadas, e apesar do fraco motor, conseguia desenvolver uma velocidade máxima de 179 Km/h, ao mesmo tempo que tinha uma velocidade de aterragem de apenas apenas 45 km/h. 

No entanto, a velocidade de desenvolvimento de aeronaves durante a Primeira Guerra Mundial era tal, que apenas alguns meses depois o Sopwith Pup tinha sido totalmente superado pelas novas aeronaves alemãs, e por isso foi sendo substituído nas frentes de combate, á medida que ficavam disponíveis os novos caças aliados Sopwith Camel e o SE 5, mais evoluídos e mais pesadamente armados.

Sopwith Pup, numa plataforma sobre os canhões do HMS
Repulser, outubro, 1917
Após a participação ativa na Guerra, a doceis características de voo do Sopwith Pup tornaram-no ideal para seu usado em instrução básica de pilotos e nas primeiras experiencias de descolagem e aterragem dos primeiros porta-aviões, tornando-se o primeiro avião a pousar num navio em movimento a 2 de agosto 1917, pilotado pelo tenente Edwin Dunning, que no entanto foi morto na terceira vez que tentou executar a manobra num Sopwith Pup. Até final da Primeira Guerra Mundial os Sopwith Pup foram utilizados pela recente RAF (Royal Air Force) para treino de futuros pilotos.

Depois da guerra, o Sopwith Pup  desapareceu da cena britânica. Apenas 8 permaneceram registados para uso civil, os quais tinham desaparecido por 1924. Onze haviam sido  fornecidos à Real Força Aérea  Australiana em 1919 e um pequeno número fora para Estados Unidos, Grécia, Países Baixos e Rússia.

# Revisto em 2016-12-04 #
# Publicado em 2015-04-25 #

DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
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VER TAMBÉM
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  • Reprodução de um Sopwith Pup com o seu motor rotativo original construido e operado pela "The Vintage Aviator Ltd" em Masterton, Nova Zelândia, 2012.